José Borghi: nome forte da publicidade brasileira

Posted by ORN on January 26, 2017 in Posts | Short Link

Quando se fala em publicidade brasileira não se pode deixar de citar José Borghi, pois recentemente ele é o responsável pelas campanhas publicitárias mais bem sucedidas, dentre elas, a campanha da Sazón, com o jingle baseado na música “É o Amor” de Zezé de Camargo e Luciano e a dos Mamíferos da Parmalat.

Natural de Presidente Prudente/SP, José Borghi é formado em Publicidade e Propaganda pela PUC Campinas. A escolha de sua profissão deu-se quando o publicitário cursava o terceiro ano do ensino médio e foi acompanhar sua irmã ao teatro Castro Neves para ver uma mostra de VT´s comerciais premiados em Cannes. A partir desse dia, o publicitário optou por exercer essa profissão.

Seu primeiro emprego como publicitário deu-se em 1989 em uma renomada agência e após exercer sua profissão em diversas outras, uma vez que ia se destacando mediante este mercado, abriu sua própria agência a BorghiErh em sociedade com Erh Ray.

José Borghi e seu sócio trabalharam arduamente em seu novo empreendimento e em pouco tempo a agência BorghiErh já colhia seus frutos. Em 2006 a agência foi comprada pela Lowe, tornando-se a Borghi Lowe, na qual o publicitário dividia a presidência com Erh Ray. A partir de então o empreendimento ganhou notoriedade tanto nacional quanto internacionalmente. A pouco tempo atrás houve mais uma fusão, desta vez entre Borghi Lowe, Lowe&Partners e o grupo Mullen, tornando-se a agência Mullen Lowe da qual José Borghi atua como co-CEO juntamente com André Gomes.

Várias de suas campanhas publicitárias renderam-lhe prêmios no Brasil e fora dele. Dentre elas pode-se citar: Editora Globo, Unilever, Grupo Bunge, Folha, Itaú, Tintas coral, etc. Além das premiações recebidas em diversos eventos, inclusive em Cannes, premiação esta que fez com que o publicitário optasse por sua carreira, foi eleito em 2009, pela APP e pelos Colunistas São Paulo como “Publicitário do Ano”.

Em tempos de crise econômica e mediante a necessidade de corte de gastos, várias empresas erroneamente optam por deixar de gastar com o marketing da empresa segundo José Borghi, este é um grande erro, pois é em tempos de crise que a empresa precisa investir em propaganda e marketing a fim de ser lembrada pelos consumidores, público alvo, de todas as campanhas publicitárias.

Outra dica importante do renomado publicitário é sempre analisar o custo benefício de um dado produto que está sendo ofertando por uma determinada empresa. Buscar resposta para a pergunta: estou conseguindo retorno satisfatório com a venda deste produto? é um ponto chave que assegura a sobrevivência em meio à crise. Em muitos casos é preferível reduzir a quantidade de produtos ofertados e investir em campanhas publicitárias dos produtos restantes a fim de reforçar a marca. No entanto, não basta apenas investir em campanhas publicitárias, uma vez que estas devem ser criativas e muito bem planejadas, deste modo garantindo o sucesso da mesma.

Pode-se perceber que a trajetória de trabalho do nome forte da publicidade brasileira foi feita mediante trabalho árduo e determinação, e serve de incentivo para os jovens publicitários quer almejam chegar aonde este homem chegou.

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