Projeto de lei poderá permitir CNH específica para veículos automáticos

Posted by ORN on January 2, 2018 in Posts | Short Link

A nova proposta que deverá permitir a concessão da CNH específica para quem pretende dirigir apenas veículos com câmbio automático, foi aprovada pela Comissão de Viação e Transportes que corresponde à Câmara dos Deputados. Segundo a nova proposta, a CNH – Carteira Nacional de Habilitação, terá a opção específica para a condução de veículos com câmbio automático, o que mudaria radicalmente a forma com que os candidatos são avaliados nos exames de direção.

Contudo, a proposta diz que esses candidatos estarão aptos a dirigirem apenas os veículos que possuírem câmbio automático. Para os demais veículos com transmissão mecânica só será aceito a CNH original. Sendo assim, quem tiver a CNH específica não poderá dirigir outros tipos de veículos mecanizados, pois caso isso ocorra, o motorista poderá ter que pagar multa ou ainda ter o veículo apreendido. Essa infração entrará para o CTB – Código de Trânsito Brasileiro, como infração gravíssima.

O novo projeto de lei 7746/17 é de autoria do deputado do PSB-RJ, Hugo Leal, que foi responsável por ampliar a concessão da CNH específica no projeto após a sugestão da deputada do PSDB-RO, Mariana Carvalho. Anteriormente a ampliação da CNH específica, o projeto viabilizava apenas a condução de motocicletas com transmissão automática.

O deputado Hugo Leal disse sobre o projeto de lei: “Propomos estender essa possibilidade a todos os tipos de veículos. Afinal, além das motocicletas, motonetas e ciclomotores, a tecnologia do câmbio automático está presente também em automóveis, ônibus, micro-ônibus e caminhões”. Segundo o deputado, a ampliação do projeto de lei atenderia diversos tipos de veículos que atualmente, já contam com a tecnologia de transmissão automática.

Já em caráter conclusivo, a nova proposta ainda contará com a análise da CCJC – Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, dentro dos próximos meses. Caso seja aprovada, novas regras para exames de direção deverão entrar em vigor para que a fiscalização atenda infrações cometidas por candidatos a CNH específica, e ainda para possíveis infrações de trânsito cometidas por motoristas com CNH específica para condução de veículos com transmissão automática.

A nova CNH trará mais simplicidade para quem quer aprender a dirigir e pretende apenas ter veículos com transmissão automática, e ainda poderá auxiliar na mudança dos brasileiros para esse tipo de veículo.

 

Copyright © 2016-2018 Falando de Frente All rights reserved.
This site is using the Shades theme, v2.4.1, from BuyNowShop.com.