Educação Ambiental é lei constitucional e traz benefícios para a sociedade

Posted by ORN on May 26, 2017 in Posts | Short Link

Resultado de imagem para educação ambiental

 

Muitas pessoas não sabem, mas a Educação Ambiental está prevista em lei constitucional. O inciso VI do artigo 225 da Constituição Federal fez do Poder Público responsável em promover a Educação Ambiental em todos os níveis de ensino, bem como conscientizar a população para a preservação do meio ambiente. Dessa feita, observa-se a importância da Educação Ambiental e da conscientização como meios fundamentais para a preservação do meio ambiente. Existe essa necessidade da participação da sociedade, junto ao Poder Público, de proteger o meio ambiente que os cerca.

Além da Constituição Federal, a Política Nacional de Educação Ambiental, Lei 9.795/99, estabelece objetivos da Educação Ambiental, tais como: o desenvolvimento de uma compressão integrada do meio ambiente, a garantia de democratização das informações ambientais, o estímulo e o fortalecimento de uma consciência crítica, o incentivo à participação individual e coletiva, o estímulo à cooperação entre as diversas regiões do país e o fomento e fortalecimento da integração com a ciência e tecnologia. Depreende-se, então, que essa Lei foi promulgada e redirecionada especificamente à Educação Ambiental, ao conter os objetivos e ações que devem ser seguidos pelo Poder Público na busca pela preservação do meio ambiente.

Importante registrar que a Educação Ambiental prevista no texto constitucional busca por meio de uma forma chegar a um fim, que é a preservação, asseguração e efetivação do equilíbrio ecológico, conforme disposto no caput do artigo 225 da Carta Magna. No entanto, não há estabelecido nesse dispositivo qual tipo de Educação Ambiental deve ser promovido pelo Poder Público. Assim, tem-se a possibilidade de trabalhar a Educação Ambiental de outras maneiras, não apenas pela escola, mas também através de informações adequadas ao consumidor sobre os riscos ambientais do produto e do serviço que utiliza.

Outro ponto interessante de aplicação da Educação Ambiental é nas organizações, que se torna um fator positivo para todo o ciclo produtivo. Por meio dela, é possível transformar o pensamento dos seus funcionários, uma vez que o conhecimento adquirido quanto às questões ambientais é capaz de fazê-los buscarem soluções concretas em determinadas situações. Isso ajuda no uso consciente de recursos naturais, redução de infrações ambientais e destinação correta de rejeitos gerados pelas atividades desenvolvidas. É muito expressivo para as empresas trabalharem essa sustentabilidade, com ações que contribuem para melhorias envolvendo o meio ambiente, como, por exemplo, o consumo racional da água.

Portanto, a Educação Ambiental é um instrumento extremamente relevante para a sociedade, pelas ações e princípios que focam no desenvolvimento sustentável. Seu conteúdo deve ser difundido e estar ao alcance de todos, pois somente assim será capaz de promover a educação a todos os níveis, seja formal, seja informal. Veja mais sobre sua importância da Educação Ambiental nessa matéria aqui.

 

 

Copyright © 2016-2018 Falando de Frente All rights reserved.
This site is using the Shades theme, v2.4.1, from BuyNowShop.com.